sexta-feira, 8 de junho de 2012

Curso de formação de operadores de guindaste é finalizado no RS, boa iniciativa mas não estamos na hora de discutir a regulamentação de conteúdo e aprovação dos operadores?

Atendendo a crescente demanda de cursos de operação de máquinas pesadas, o SEST Senat do Rio Grande formou mais uma turma de operadores de guindaste. O treinamento foi concluído no domingo (27), e incluiu aulas teóricas de relacionamento interpessoal e qualidade na prestação de serviços, ministradas pela psicóloga Vanise Valiente e aulas específicas teóricas e práticas, que foram desenvolvidas pelos instrutores Guilherme Reichert e Newton Quincozes.

De acordo com a gerente Elizangela Kaminski, o treinamento tem carga horária de 40h/aula, sendo 50% prático, e inclui práticas de montagem de lingadas, movimentação de carga, precisão de posicionamento da carga, sensibilização do uso dos comandos do guindaste, leitura e interpretação dos dados do painel, além da vivência do papel de sinaleiro e auxiliar de rigger, funções essenciais para o desenvolvimento do trabalho do operador. O intuito é aproximar os participantes da realidade do trabalho que terão ao ingressarem na área.


Fonte: Jornal Agora.




Guindaste Mania: Esta na hora de termos normas mais rigorosas tanto para operação de guindastes como para a formação de operadores, hoje qualquer um com carta de habilitação pode sentar em um guindaste e operar e pela falta de formação estamos vendo um incrível numero de acidentes. 
Apesar das boas iniciativas do Senat e do IBC é preciso fazer muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário